PROJETOS DESENVOLVIDOS E EXECUTADOS PELO IAR
1999 – 2003 PROJETO RESERVA NATURAL OLANDI-JURERÊ
Implantação de uma reserva de 76 hectares de Mata Atlântica de propriedade privada na região norte da Ilha de Santa Catarina.
2000-2003 PROJETO ESTRADA PARQUE
Através do envolvimento de outras organizações não governamentais e do poder público municipal estamos desenvolvendo o Projeto Estrada Parque. Tal projeto visa estabelecer um novo desenho estrutural e arquitetônico alicerçado em conceitos de sustentabilidade social, econômica e ecológica para a implantação da pavimentação da Estrada Cristóvão Machado de Campos no Rio Vermelho.
2000-2001 PROJETO MAR LIMPO
Com a frase “eu defendo o meu litoral”, promoveu uma campanha pública de educação ambiental para a limpeza de praias e ilhas oceânicas na Bacia do Rio Ratones, em Florianópolis. Este projeto envolveu 300 voluntários entre estudantes das escolas públicas, universidades e comunidade.
2001 PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Através de aporte técnico do IAR foi realizada a recuperação de duas áreas na região da Ilha de Santa Catarina. As duas áreas estavam sob o domínio do manguezal e restinga.
2001 PROJETO GESTÃO AMBIENTAL DO PLANETA ATLÂNTIDA
Acompanhamento do evento durante dois dias visando o cumprimento das condicionantes previstas pelo IBAMA para que a licença fosse expedida. Foram promovidas ações de separação de resíduos sólidos, vistoria nas áreas de preservação permanente e educação ambiental para um público de 40 mil pessoas.
2002 SEMINÁRIO DE RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS – INTERCÂMBIO ENTRE BRASIL E AUSTRÁLIA
Em abril de 2002 O IAR juntamente com a prefeitura de Sidney, na Austrália realizou o primeiro seminário de restauração de ecossistemas costeiros que teve como foco o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e australianos.
2002-2003 PROJETO NATUREZA CATARINA
Projeto realizado através da edição do livro “Expedição Natureza Santa Catarina”, envolvendo renomados artistas, fotógrafos e pesquisadores, buscou-se a promoção do conhecimento da riqueza das paisagens da Mata Atlântica que cobre o Estado de Santa Catarina.
2002 POR DENTRO DA NATUREZA
Com o lema “A comunidade na trilha certa” o Ministério do Meio Ambiente financiou o projeto Por Dentro da Natureza no Parque no Rio Vermelho. Esse projeto tem o objetivo de introduzir às comunidades locais, temas ambientais e culturais através dinâmicas que trabalhem a arte como ferramenta de transformação de relação sociedade e meio ambiente.
2002–2003 PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DESTERRO
Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina o IAR vem desenvolvendo um programa de educação nessa Unidade de Conservação.
2003 PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO RIO PAU DO BARCO E SEU MANGUEZAL – ILHA DE SANTA CATARINA
Através de acordo judicial realizado entre o Ministério Público Federal e um empreendedor na região norte da Ilha o IAR foi convidado a compor este acordo com a responsabilidade de elaborar um projeto para restaurar as áreas de preservação permanente do Rio Pau do Barco.
2003/2004 PROJETO IAR X SDS – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE SC – PLANO DE TRABALHO PARA A EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA
A finalidade deste projeto foi a de elaborar uma estratégia de ação integrada da área ambiental, de modo que a variável ambiental e a prática do desenvolvimento sustentável fossem assumidas como responsabilidade por parte de todos os órgãos setoriais na formulação de suas políticas.
A legislação que institui a Política Nacional de Meio Ambiente já previa sua execução descentralizada e participativa, envolvendo, nesse modelo, as três esferas de governo e a sociedade civil. O arranjo administrativo instituído por lei e que viabiliza essa estratégia de execução é o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, do qual o Ministério do Meio Ambiente – MMA é o órgão central sendo os Estados entes descentralizadores.
Foram elaborados instrumentos para a implementação de produtos referentes aos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente, sendo eles:
- Descentralização da Gestão Ambiental para o Estado de Santa Catarina;
- Plano de Gerenciamento Costeiro;
- Viva Floresta Viva/ Recuperação Mata Ciliar;
- Inventário Florestal de Santa Catarina;
- Banco de informações Ambientais;
- Recuperação de Áreas Degradadas
2004 – 2005 Projeto para elaboração do Plano Estratégico e Política Nacional de Sementes Nativas
Total do recurso: R$ 500.000,00
Projeto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Biodiversidade e Florestas, recursos provindos do FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente / PNF – Plano Nacional de Florestas
Plano estratégico nacional para colheita de sementes e produção de mudas para o plantio e restauração florestal no âmbito da Rede Brasileira de Sementes Florestais Nativas
Teve como objetivo discutir o plano estratégico nacional para a colheita de sementes e produção de mudas florestais (objetivo principal do convênio entre o IAR/Rede Sul e o PNF/SBF), com a participação de agentes e técnicos das 8 Redes de Sementes já estruturadas pelo FNMA. Este plano estratégico envolveu os 5 principais biomas brasileiros, a saber: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga, visando dar subsídios à implementação do Programa de Fomento Florestal 2004-2007, estimular políticas públicas que consigam incrementar a produção florestal por intermédio de florestas plantadas com espécies nativas, implementar programas de recomposição de áreas degradadas e manejo não-madeireiro sustentável de florestas nativas.
2005 – 2008 Projeto de Recuperação das Margens do Rio Pau do Barco – Programa Mãos na Mata Mãos
Total do recurso: R$ 261.705,00
O Projeto Mãos na Mata é um programa de recuperação de áreas degradadas com a participação da comunidade local, a partir de grupos de trabalhos monitorados. Teve como objetivo envolver as pessoas que vivem, trabalham, estudam perto de áreas naturais degradadas, no processo de recuperação dessas áreas. Para isso foram formados grupos de trabalho voluntário com pessoas da comunidade, cada um destes recebendo apoio de um monitor capacitado em recuperação de áreas degradadas, ferramentas, insumos e mudas para o trabalho. A filosofia do programa é fazer com que cada pessoa se sinta responsável pelo ambiente natural, passando a ter um sentimento de pertencer a esse ambiente.
Este projeto foi financiado pela Incorporadora Floripa Shopping como condicionante ambiental devido à construção do shopping em área nas proximidades do Rio do Pau do Barco, bairro do Saco Grande – Florianópolis/SC.
2005 IAR associa-se à FEE – Foundation for Environmental Education
Em 2005 o IAR passou a ser membro da FEE – Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) e, consequentemente, o Operador Nacional no Brasil dos programas internacionais desenvolvidos por esta.
A FEE foi fundada em 1981 e atualmente está presente nos 5 continentes, através de ONGs com o mesmo perfil de atuação. Em 2017 alcançou uma representatividade em 77 países e tem como parceiros institucionais a UNESCO e UNEP.
Os 5 programas criados pela FEE são:
- Programa Bandeira Azul
- Programa Eco-Escolas
- Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente
- Programa Aprendendo Sobre Florestas
- Programa Chave-Verde
2006 IAR passa a operar o Programa Bandeira Azul no Brasil (www.bandeiraazul.org.br)
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais.
O Programa existe desde 1987 e é aberto a praias, marinas e embarcações, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa.
O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional através da Bandeira Azul.
2008 IAR passa a operar o Programa Eco-Escolas no Brasil (www.ecoescolas.org.br)
Voltado para educação ambiental e cidadania, o Programa Eco-Escolas destina-se especialmente às escolas de todos os níveis de ensino assim como públicas e particulares, independente de sua linha pedagógica.
Este visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola, através dos seus estudantes, em benefício do meio ambiente por meio da aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida cotidiana da escola.
O programa aplica uma metodologia de fácil implementação, testada e aprovada por diversos países nos 5 continentes e contribui para a efetiva mudança de hábitos e melhoria da qualidade ambiental de toda a comunidade escolar e seu entorno.
Os estudantes são encorajados a participar dos processos de decisão e a tomar consciência da importância do meio ambiente no dia-a-dia de sua vida pessoal, familiar e comunitária. Busca o incentivo de jovens líderes e a possibilidade de contato e troca de experiências com escolas do exterior participantes do programa.
Todo o esforço realizado é reconhecido através da atribuição da “Bandeira Verde”, uma premiação que certifica a existência na escola de uma gestão ambiental coerente e de qualidade.
2009 -2010 Projeto Bateria Mirim
Total do recurso: R$ 50.000,00
O projeto Bateria-Mirim foi viabilizado através de um Edital junto à SOL – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina e realizado na Escola América Dutra Machado, no Bairro Chico Mendes.
Teve como objetivo a inserção de temas da cultura musical e ecológica no universo escolar e proporcionando experiências estéticas e de conscientização aos alunos envolvidos. O projeto teve como objetivo formar oitenta estudantes como ritmistas na constituição da Bateria-mirim, participando paralelamente de oficinas de Teoria Musical formando jovens Músico-Mirim e jovens Eco-Mirim.
Este ampliou o repertório musical dos alunos e estimulou a criação de grupos de ação juvenil, comprometidos com o fortalecimento de uma cultura de paz e consciência ecológica através da música como meio e instrumento de atuação. Desta forma, proporcionou o aumento da autoestima e das perspectivas dos alunos, no tocante à prática educacional assim como o aumento da participação do aluno na vida curricular (especificamente) e escolar (em geral), na família e na sociedade, envolvendo-os em outras ações, ocupando-os do tempo ocioso e mostrando um caminho profissional aos mesmos, afastando-os assim, das situações de risco como o tráfico e a marginalidade.
2009 – 2011 Projeto Eco-Escolas HSBC
Total do recurso: R$ 48.666,87
Projeto patrocinado pela Instituto HSBC com o objetivo de fomentar o Programa Eco-Escolas na região Sul do Brasil, disponibilizando para o IAR infraestrutura, operacional e material didático e de divulgação.
2009 – 2010 Projeto IHS Champions
Total do recurso: R$ 189.500,00
Projeto patrocinado pelo Instituto HSBC vinculado ao Projeto Eco-Escolas HSBC, com o objetivo de capacitar os chamados “Climate Champions” – educadores selecionados entre vários locais do país para compor uma equipe a favor de ações em benefício do meio-ambiente – para que possam efetivamente serem agentes de mobilização local em prol das questões ambientais (internas e externas ao HSBC).
As ações executadas foram focadas em temas como eficiência energética, gerenciamento de resíduos, captação de água, entre outros, desenvolvendo projetos de melhoria física em instituições apoiadas pelo IHS.
Os resultados obtidos neste projeto foram a ampliação dos colaboradores em noções de desenvolvimento e gerenciamento de pequenos projetos, aprendizado na contribuição local com a expertise gerada pelos cursos de “Desenvolvimento de Projetos” e “Footprint” e uma experiência positiva através do envolvimento em projetos internos e externos ao HSBC.
2010 Projeto Eco-Escolas – Eletrosul
Total do recurso: R$ 64.860,00
Através do Edital Ambiental da Eletrosul, o IAR foi contemplado com o Projeto Eco-Escolas com o objetivo de fomentar a participação coletiva na busca por melhorias no desempenho ambiental em 7 escolas municipais nos entornos para o enfrentamento da problemática ambiental existente em Florianópolis e no mundo, através da metodologia do Programa Eco-Escolas de gestão ambiental de escolas.
Das 7 escolas envolvidas, 4 conseguiram a premiação Bandeira Verde.
2014 a 2015 Projeto Guardiões das Praias – TOP Skol
Total do recurso: R$ 300.000,00
Projeto patrocinado pela AMBEV com o objetivo de achar pessoas transformadoras, que compartilhem seus conhecimentos e suas iniciativas inspirando outras para realizam melhorias nas praias do Brasil, tornando estes os “guardiões das praias”.
O projeto foi denominado TOP Skol – Transtorno Obsessivo por Praia, com a inscrição de mais de 100 participantes, sendo 6 destes aprovados por meio de uma votação e beneficiados como um todo para terem suporte e fazer parte de uma rede de transformadores e guardiões das praias do litoral do brasil.
O projeto foi executado dentro do Programa Bandeira Azul, impulsionando este e colaborando com a inscrição de novas praias no programa, além da ampliação do programa em todo o território nacional.
2016 – 2017 Projeto Eco-Escolas W3 (Waste – Water – Wattz)
Total do recurso: R$ 86.000,00
Projeto que beneficiou 8 escolas do Município de Santo André/SP através do Programa Eco-Escolas em parceira com a ALCOA Foundation para a Campanha W3 (Waste – Water – Wattz) – resíduos, água e energia.
Através da metodologia do Programa Eco-Escolas, os alunos puderam desenvolver projetos e ações focadas nos temas de maior impacto no cotidiano de a população: água, energia e resíduos.
Estas podem ser acessadas via site internacional do projeto https://alcoaw3brazil.exposure.co/
O projeto envolveu cerca de 500 alunos entre 7 a 18 anos e atingiu mais de 5.500 pessoas da comunidade escolar, através de exposições nos Dias de Ação Comunitária realizado em eventos nas escolas.
2017 IAR passa a operar o Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente (JRMA) (www.jovens.org.br)
O JRMA é um programa voltado para educação ambiental e cidadania, incentivando os jovens a tomar atitudes sobre questões ambientais e sustentáveis, reportando e divulgando histórias, pesquisas e ações tanto em benefício do meio ambiente quanto denúncias e descasos que precisam de uma certa atenção e destaque.
Entre os principais objetivos do Programa JRMA, estão:
- Aumentar a conscientização sobre o efeito do lixo e dos resíduos no meio ambiente local e em uma comunidade mais ampla, implementando Dias de Ação Comunitária;
- Aumentar o conhecimento dos alunos e habilidades práticas na prevenção e gerenciamento de lixo e resíduos;
- Melhorar o comportamento dos alunos na prevenção e gerenciamento de lixo resíduos;
- Reportar sobre questões relacionadas ao lixo e tratamento de resíduos através de artigos, fotografias e vídeos;
- Influenciar e sensibilizar a comunidade, comunicando-se através de mídias sociais e outros canais;
- Colaborar com outras escolas com objetivo de disseminar bons exemplos;
- Desenvolver nos jovens habilidades na comunicação, iniciativa individual, trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança.
2017 Projeto LLC – Litter Less Campaign (Campanha Lixo Zero)
Total do recurso: R$ 90.000,00
Este projeto é fruto da parceria internacional entre a FEE e a Wrigley Foundation para a Campanha Lixo Zero (Litter Less Campaign) e incluiu o Brasil no ano de 2017, através do Programa Jovens Repórteres do Meio Ambiente.
O projeto que beneficiou 10 escolas do Sul/Sudeste do Brasil (Guarujá/SP, Balneário Camboriú/SC, Governador Celso Ramos/SC e Garopaba/SC) e envolveu cerca de 400 estudantes entre 11 e 18 anos, no total de 56 reportagens elaboradas, entre artigos, fotografias e vídeos, todas focando problemáticas ou soluções locais focadas na questão dos resíduos.
As reportagens realizadas pelos estudantes podem ser conferidas no site internacional de divulgação das histórias https://iarbrasil.exposure.co/
2017 IAR passa a operar o Programa Aprendendo Sobre Florestas (ASF) (www.florestas.org.br)
O ASF é um programa voltado para educação ambiental e cidadania, incentivando professores e alunos a aprender sobre as florestas, principalmente fora da sala de aula, explorando diversas questões e temas que se relacionam com as florestas: água, clima, biodiversidade, produtos, economia, impacto, entre outros.
Este está alinhado com os três pilares do EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável): Economia, Educação e Sociedade e visa sensibilizar os estudantes em questões ambientais relacionadas às florestas.
Entre os principais objetivos estão:
- Garantir que os estudantes aprendam a desfrutar de experiências e observações ao ar livre
- Aumentar a consciência sobre florestas e água e assegurar que os alunos são capazes de tomar decisões sobre questões ambientais
- Desenvolver jovens como defensores da conservação da biodiversidade local e promoção de ações ambientais – garantir que os alunos assumam a responsabilidade pelo seu futuro
- Desenvolver um projeto que é fácil de ser aplicado em qualquer tipo de estabelecimento de ensino
- Promover o senso crítico através de uma abordagem de estudo “fazendo e aprendendo”
- Escolher recursos baseados na ciência para permitir que os professores promovam atividades de educação ambiental
2017 – 2018 Projeto GM Eco-Green
Total do recurso no 1° ano: R$ 37.000,00
Este projeto foi elaborado através da parceria entre a FEE e a General Motors dos Estados Unidos, com o objetivo de proporcionar os jovens estudantes a pesquisarem e elaborarem ações em benefíco do meio ambiente, destacando-se a importância do papel das florestas, através do Programa Aprendendo Sobre Florestas.
O projeto iniciou em 2017 beneficiando 7 escolas do Município de São Caetano do Sul/SP e em 2018 foi ampliado para mais 10 escolas, sendo 5 do Município de São José dos Campos /SP e Mogi das Cruzes/SP, locais os quais a GM possui fábrica e instalações.
Em 2017 envolveu mais de 400 estudantes entre 07 e 10 anos e engajou uma estimativa de 11.000 pessoas da comunidade escolar, que participaram dos Dias de Ação Comunitária nos eventos realizados pela escola.
As principais das ações realizadas pelas escolas podem ser conferidas no site internacional de divulgação das histórias https://eco-greenbrazil.exposure.co/